Saiba porque os Gatos sentem frio e como cuidar deles nas estações do ano mais geladas

Quando sentimos frio contamos com diversos meios para nos aquecer, seja por meio de um casaco ou uma coberta bem grossa, por exemplo. Mas você já parou para pensar em seus animais de estimação? Será que gatos sentem frio? O pelo deles é o suficiente para aquecê-los?

Com tantos questionamentos é necessário ter uma resposta, até mesmo para conseguir cuidar direito do seu animal, principalmente quando as estações mais frias do ano chegam e com isso ocorre a queda nas temperaturas.

Veja a seguir tudo sobre o frio com relação aos bichanos e descubra se gatos sentem frio ou não.

Qual a temperatura dos gatos?

temperatura do gato

Quando pegamos um gato sentimos que os bichanos são bem quentinhos. Podemos sentir isso por conta da temperatura dos gatos que fica em torno de 38 ºC e 39,2 ºC, ou seja, uma temperatura bem próxima do nosso corpo.

Porém, assim como os seres humanos, os gatos podem sentir febre ou hipotermia, por isso é muito importante ficar atento às temperaturas do seu bichinho. Caso ele esteja mais quente que o normal ou mais frio, é necessário procurar um auxílio médico para verificar o que está acontecendo com o seu pet.

Gatos sentem frio?

Será que gatos sentem frio mesmo? A resposta é com certeza sim. Assim como nós seres humanos, os gatos também sentem a oscilação de temperatura, até mesmo porque a sua temperatura corporal é próxima a nossa.

No entanto, os gatos não costumam demonstrar que estão com frio, cabe a nós vermos que a temperatura baixou e tomar providências para aquecer nossos animais. É importante também que além de aquecê-lo do frio você não permita que ele vá para a rua, com essas medidas você consegue prevenir doenças relacionadas ao frio.

Qual o perigo da temperatura baixa nos felinos?

Assim que o tempo muda e começamos a sentir frio, muitas pessoas podem apresentar sintomas desagradáveis por conta da alteração climática. Da mesma forma que acontece para a gente acontece também com os felinos.

Quando as temperaturas caem os gatos ficam mais vulneráveis a doenças, principalmente doenças do sistema respiratório como asma e bronquite. No inverno esse perigo é ainda maior por conta do frio constante, podendo até causar uma gripe no seu animalzinho.

Sintomas e doenças do frio

Os gatos são seres mais independentes e por isso não costumam demonstrar tanto assim sintomas quando estão com alguma doença, assim cabe aos seus donos prestarem atenção e notarem qualquer alteração no comportamento ou físico do animal.

Uma dica para notar se o seu pet está bem é prestar atenção em sua higiene. Os gatos são bem higiênicos e estão o tempo todo se limpando. Por isso, se o seu animal aparecer sujo e estiver desleixado com relação à sua higiene com certeza algo não está bem.

As doenças mais comuns em gatos são as que atacam o sistema respiratório e a gripe. Para te ajudar a identificar os sintomas dessas doenças, listaremos a seguir. Então, caso note alguns dos sintomas dessas doenças você deve procurar um veterinário e não comprar um remédio indicado por uma outra pessoa ou pelo pet shop.

Gripe

A gripe felina é causada por vírus e causam sintomas semelhantes aos da gripe humana. Os sintomas podem incluir:

– Tosse;

– Febre;

– Espirro;

– Olhos remelando.

Asma felina ou bronquite

Esses problemas são comuns nos humanos e também nos gatos. Muitos gatos sofrem com a asma ou bronquite e no frio essa doença costuma atacar, causando diversos sintomas desagradáveis como:

– Perda de peso;

– Dificuldade para respirar e chiados;

– Tosse;

– Apatia;

– Diminuição do apetite.

Cuidados com o gato no frio

Agora que sabemos que gatos sentem frio é necessário adotarmos medidas para ajudar a aquecer o pet e evitar doenças. Com relação ao ambiente é necessário que a gente forneça um cantinho bem quentinho e aconchegante para o gato. Além disso, é necessário que a gente evite que ele saia para passear em áreas externas ou na vizinhança.

Você pode também tentar aquecer o gato com roupinhas que podem ser encontradas em pet shops. Além das roupas e uma caminha aconchegante deixe sempre água fresca disponível em bebedouros e evite dar banho no gato em dias frios, caso dê, utilize água morna e seque-o com um secador.

Saiba porque os Gatos sentem frios e como cuidar deles nas estações do ano mais geladas

Conclusão

Agora que você sabe que os gatos sentem frio e quais são os cuidados que você deve ter com eles, aproveite para cuidar deles com mais carinho nos dias mais frios.

Se você gosta da companhia dele pra dormir juntinho, os dias com temperaturas mais baixas são os mais adequados. Além de muito carinho você ajuda a aquecer o seu pet do frio.

Além de todos esses cuidados não podemos deixar de esquecer sobre a segurança dos felinos, e para quem mora em apartamento em andares mais altos o ideal é instalar redes de proteção para janelas e sacadas.

Então, se você deseja proteger seu gato do frio e mante-lo seguro longe de acidentes domésticos,entre em contato conosco e instale suas telas de proteção com um de nossos técnicos.

Até breve!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários